Bem Vindo

Somos missionários da Igreja Cristã de Nova Vida

Todos os textos e materiais disponibilizados aqui são de livre reprodução sem prévio aviso desde que não usado de forma comercial

Desejando colaborar utilize PIX 21 97242-8902 ou Banco Bradesco - Conta 2264-0 Agência 0876-1 Favorecido: Natanael Dias

Contato use o email: natan.paraguai@gmail.com



quinta-feira, 17 de março de 2011

O Teatro de Bonecos na Igreja - IV

Qual a Utilidade do Boneco?

E, então meus três leitores, para que serve o boneco? Costumo dizer que questionamentos produzem respostas, e este é sem dúvida um questionamento legitimo. Outras questões seriam; para que devemos usar o boneco e como devemos usar o boneco?
Disse uma criança: “Boneco serve para dizer o que os adultos não dizem.” Mas, além disso, o boneco também serve para dizer o que desejamos dizer, e mais, boneco serve para nos expressarmos para com o mundo.
Para que serve o boneco? Poderia traçar aqui uma lista enorme com páginas e páginas das mais diversas utilizações do boneco, dificilmente chegaria ao limiar de suas probabilidades. As respostas a essa pergunta passa pelo eu de cada pessoa, a formação profissional inclusive. Desta forma, um profissional da área médica, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc., enxergarão o boneco de forma diferente da de um profissional da educação.
Cada pessoa tem o direito de utilizar o boneco de acordo com a sua necessidade ou a necessidade do seu público, desta forma se preciso é necessário reinventar o boneco para que ele atenda as perspectivas de suas necessidades. Reinventar na sua forma e na sua utilização. Desprendê-lo de rótulos que acaso possam existir a forma a qual ele é prisioneiro. Reinventar na ânsia de desprender-se das limitações que acaso ele possa estar te restringindo. Reinventar o conceito da própria utilidade do boneco. Desfazer-se dos preconceitos a respeito do boneco, como coisa de menor valia, no meu caso, no âmbito evangelista-educacional.
Horacio Tignanelli, por exemplo, marionetista, astrônomo, professor da Faculdade de Astronomia de La Plata, dedica-se não só a seu trabalho de pesquisa e ensino universitário, como também à difusão da astronomia entre o público infanto-juvenil, tendo dedicado a isto pelo menos cinco de seus livros, e desenvolvido diversos espetáculos didáticos vencedores de vários prêmios.
Desta forma, posso considerar uma pergunta mais fácil de produzir resposta a que se segue: O que não devemos fazer com o quê o boneco faça, ou, para que não serve o boneco?
Independente da pergunta, certo é que as respostas passearão por questões morais, ideológicas, profissionais e religiosas daqueles que estão propondo-se a utilizar o boneco. Não esquecendo ainda aspectos políticos, econômico-financeiros e sociais que podem influenciar, ou até mesmo decidir os rumos a serem tomados. Certo é que na base dessa resposta, encontra-se o horizonte, o objetivo a ser alcançado.
Experimente fazer as perguntas aqui mencionadas a pessoas e profissionais que utilizem de alguma forma o boneco, e verão as suas múltiplas possibilidades desfilarem ante a seus olhos, de acordo com o universo indagado.
Exemplificando na igreja O Grupo  Luz do Mundo, desenvolveu um trabalho de cunho pedagógico-evangelístico, centrado na criança de comunidades carentes, valorizando a utilização do boneco de forma didática. O entretenimento não era a tônica e, sim parte da trama. Havendo a necessidade de que a mensagem chegasse com clareza a seu receptor. O que em suma diferencia o teatro de bonecos cristão do secular,  que é seu aspecto didático, moral, pedagógico e evangelístico.
Seria bom que cada um de vocês pudesse fazer as suas próprias perguntas. Somando-se esta: “O que eu posso extrair do teatro de bonecos?”, a outras que poderão surgir. Ficará surpreso, quem fizer essa experiência que todas as respostas estão corretas. – É, você pode fazer isso com teatro de bonecos. – As limitações ficam portanto com a sensibilidade e com o aviso dado por Paulo (Apóstolo), tudo posso, mas nem tudo me convém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário