Bem Vindo

Somos missionários da Igreja Cristã de Nova Vida

Todos os textos e materiais disponibilizados aqui são de livre reprodução sem prévio aviso desde que não usado de forma comercial

Desejando colaborar utilize PIX 21 97242-8902 ou Banco Bradesco - Conta 2264-0 Agência 0876-1 Favorecido: Natanael Dias

Contato use o email: natan.paraguai@gmail.com



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estivemos em Afuá

image444Você já cantou aquela cantiga de roda que diz: "Fui ao tororó beber água e não achei...", pois bem, quem vai a Afuá, acha água. E como não achar? Afuá é uma ilha no extremo do Pará, pertencente ao arquipélago do Marajó, bem próximo à Foz do Amazônia. Daí, ter a certeza de que água, por lá, é o que não falta.
O Afuaense, pareceu, aos meus olhos, o sujeito caboclo, descendente indígena, pele tom de açaí, que é o fruto da terra, principal fonte de alimento. Come-se açaí com farinha, açaí com peixe, açaí com camarão, açaí com açúcar, açaí com pão, bem se come açaí em tempo e fora de tempo.
clip_image002Perguntei o que quer dizer Afuá, aliás, qual a origem do nome. Seu Zé Agostinho me contou a seguinte história. Conta-se, que certo marreteiro, que andava por essas bandas, certa noite parou para descansar a beira do rio, e acordou de madrugada com um boto saindo da água, e quando um boto sai da água o boto bufa, "afuá!", então ele resolveu chamar o lugar de Afuá. Assim muitos dizem que quem batizou a ilha foi o boto, "afuá!". Bem, assim me contou seu Zé Agostinho, quem quiser que conte outra. Mas, que eu ouvi, eu ouvi lá em Afuá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário