Bem Vindo

Somos missionários da Igreja Cristã de Nova Vida

Todos os textos e materiais disponibilizados aqui são de livre reprodução sem prévio aviso desde que não usado de forma comercial

Desejando colaborar utilize PIX 21 97242-8902 ou Banco Bradesco - Conta 2264-0 Agência 0876-1 Favorecido: Natanael Dias

Contato use o email: natan.paraguai@gmail.com



quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Teatro na Igreja e na Escola Bíblica III

O teatro como prática educativa, tende a desenvolver a sensibilidade, criatividade, sociabilidade, fala, motricidade etc.
São objetivos básicos do teatro na EB: integração ao grupo, aprendizado bíblico, recreação, equilíbrio emocional, canalização das tensões emocionais, desenvolvimento psicofísico e intelectual. É o teatro um objeto a ser usado a fim de despertar e/ou manter vivo o interesse da criança em conhecer a Cristo.
Em geral os ensinamentos da EB, podem de alguma forma ser dramatizada. Seja pelo teatro de bonecos, mascaras, mais facilmente pelo teatro de animação, mímica, jogos dramáticos, etc. O que muito contribui para a formação da criança, já que tendemos a manter viva em nossa memória aquelas coisas as quais realizamos, em detrimento as que ouvimos.
Além das próprias lições que podem ser dramatizadas, há ainda as datas cívicas que são bons temas ou motivos como: aniversários, dia dos pais, dia dos professores, dia do pastor, dia da bíblia, etc. 
Por favor, o pessoal do teatro, fuja dessas datas cívicas. Pois em termo de teatro na igreja, utilizá-lo em função de datas desvirtua a própria função do teatro, que penso eu, deve ser, bem depois eu falo a respeito.
Continuando, a dramaturgia na EB será envolvente de acordo com a desenvoltura do professor, dependo unicamente deste, a utilização conveniente do mesmo, buscando reconhecer em seu grupo de crianças o quanto desenvolvidas elas estão, a fim de poder utilizar da melhor forma possível a dramaturgia.
É fácil reconhecer a importância do teatro de bonecos na EB. Não precisamos de desculpas ou justificativas para utiliza-lo, devemos sim ter em mente o objetivo que queremos alcançar para dispor da metodologia e meio para uma melhor utilização.
Conversaremos um pouco mais sobre a utilização de bonecos na Escola Bíblica na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário