Ontem, 02 de maio, estive na igreja Assembléia de Deus de Vila Nova, Ministério Restaurando Vidas. Pr. Walter Gonçalves. Participando de um Worshop de Teatro promovido pelo Ministério teatral kerygma, dirigido por Fernanda Campelo. Ocorreram diversas oficinas com profissionais da área. Tive a oportunidade de colaborar palestrando sobre o tema: “O teatro na evangelização”. E gostaria de compartilhar com os irmãos a introdução que usei para este tema, a qual chamei de O TEATRO NA BÍBLIA.
O Teatro na Bíblia
Quando Fernanda me convidou para estar aqui com os irmãos, conversando sobre o teatro e evangelização, pensei: tenho que falar de Paulo. Amante das artes como era, nenhum exemplo melhor do que Paulo para apontar que o preconceito que existe em relação à arte na igreja, nada mais é que de fato preconceito. Mas, pesquisando na net, deparei-me com o artigo do mano Leandro Torraca do blog http://teatroalegrate.blogspot.com. Onde ele nos lembra o grande Dramaturgo que é Deus. E como exemplo ele nos aponta uma passagem de Ezequiel no capitulo 12 onde ele encena uma mensagem de Deus ao rei Zedequias. Um teatro por assim dizer, profético. Mas, Torraca diz: “Eis aqui os primórdios do teatro usado na evangelização. A arte de representar não foi simplesmente algo desenvolvido pelo homem para expressar idéias vãs. É um dom de Deus que tem o propósito (...) de mostrar ao ser humano as suas origens, o seu papel neste mundo, e a vontade do seu Criador para com seus filhos.”
Mas, o assunto em voga aqui não é teatro profético, se bem que toda ação evangelística é uma ação profética. O tema é o teatro na evangelização, e onde entra Paulo nisso? Paulo não era dramartugo. Paulo era um homem culto, que não temia usar todos seus conhecimentos culturais a favor do evangelho, o teatro inclusive. Assim vemos que Paulo, bom conhecedor da cultura secular cita Menandro em 1 Coríntios 15:33. “As más conversações corrompem os bons costumes”. Ou seja, Paulo coloca Menandro na bíblia.
E, quem era Menandro? Menandro, que viveu entre 342 a 291 a.c nada mais era do que o principal autor da comédia nova, última fase da evolução dramática Ateniense. Esse tal menandro escreveu mais de cem comédias. Paulo colocou um comediante na bíblia.
Paulo, também gosta de poesia. E entre outro ele cita Epiménedes (Tito 1.12). interessante que Paulo cita um trecho do poema Phaenoma de Arato,que diz respeito a Zeus, com a intenção de converter os atenienses ao Deus verdadeiro. (Atos 17.28). O texto original diz assim:
"Comecemos com Zeus, sobre quem nós, mortais, deixarem de falar.
Cada rua e cada praça estão plenas de Zeus.
Até o mar e os portos estão cheios de sua divindade.
Tudo o que existe é por causa de Zeus.
Nós somos descendência dele."
Paulo, não tinha vergonha de conhecer a cultura de sua época, principalmente quando isso facilitava a integração com seus ouvintes e facilitava a comunicação do evangelho. E é assim que penso que devemos ver o teatro na igreja, e na evangelização, um facilitador da comunicação do evangelho.
Parabéns pelo post.
ResponderExcluirQuando quiseres colaborar com o http://www.teatrocristao.net/ , serás bem vindo.
Abraço
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA paz do Senhor.
ResponderExcluirEu começarei dentro de uns 5 meses um trabalho de teatro na igreja onde congrego.
Durante esses 5 meses, estou estudando, porque sou novo na área. Gostaria de pedir a voce, se possível me dar um suporte básico.
Deixarei meu contato de msn aqui: edinhotheblack@hotmail.com Espero uma resposta.
Grato.
Parabéns pelo seu trabalho, Deus te abençoe!
Olá !
ResponderExcluirDeus abençõe cada dia mais seu blog !
Eu , assim como o Edinho , vou começar nesta semana um grupo de terto na minha igreja .
Mas os teatros que eu já participei são amadores e eu não tenho muita experiência na área .
Se puderes me mandar também algum material que possa me ajudar , eu agradeço muitíssimo !
Email: amanda.slira@hotmail.com
Paz do Senhor!!! Estava vendo os comentários e que deixo pra vcs que estão começando agora é só uma dica.
ResponderExcluirViva o personagem como se fosse vocês e não um papel que estão fazendo, lembre-se que vocês não estão fazndo isso para homens e sim para Deus. Então dê o seu melhor.
Que Deus abeçoe vocês.