Durante aproximadamente 05 anos pude participar do aperfeiçoamento de muitos professores de escolas bíblicas, através de cursos de confecção e manipulação de bonecos que ministrava em igrejas por todo o RJ. Também ministrei a disciplina de Teatro de Animação e de Bonecos voltados a Escola Bíblica no Curso de Preparação de Professores para Escolas Bíblicas da Igreja Cristã de Nova Vida em Mesquita - RJ.
Hoje sirvo ao Senhor como missionário na MEAP, contudo ainda sei do encanto e magia que os bonecos e o teatro proporcionam, tanto na educação, quanto na evangelização. Por isso resolvi partilhar um pouco de minha experiência, algumas histórias, moldes e o que mais for possível nesse espaço.
O aperfeiçoamento em teatro de bonecos, ainda hoje é uma tarefa difícil, pois originalmente esta é uma arte passada de pai para filho de maneira verbal e prática. Hoje é possível comprar bonecos de luva em qualquer armarinho, contudo não é a mesma coisa de confeccionarmos nosso boneco. Dificilmente conseguimos interagir com um boneco comprado da mesma maneira que interagimos com um criado por nós. E essa interação é o que de fato nos permite transmitir ou não a mensagem. Voltaremos a este assunto em outro artigo.
Outra coisa também é que existem técnicas e técnicas de animação e manipulação e cada boneco pede uma manipulação ou animação diferente. Isto também é assunto para outro artigo.
O assunto desse artigo seria sobre a origem do boneco e sua utilização na igreja e na evangelização, mas como senti necessidade de me apresentar, já gastei quase a metade do espaço desejado para desenvolver o tema. Sinal que vou repetir o título no próximo artigo.
Verdade é que tenho me visto impulsionado a auxiliar a quem quer que seja no desenvolvimento de um teatro de boneco evangélico, que, apesar de ser filho da era moderna, ainda tem a literatura escassa e pouca variedade. E, como tenho tantos moldes e histórias, guardar para quê?
Mas, vamos a algumas dicas antes de colocarmos a mão na massa, quero dizer no boneco ou nas histórias.
A premissa para que a execução do teatro evangélico obtenha sucesso, como qualquer trabalho que é dedicado ao SENHOR, é estar debaixo da vontade do SENHOR, tendo a direção e a unção do Espírito Santo de Deus.
Como para o SENHOR devemos sempre ofertar o nosso melhor, penso que não devemos usar a ignorância como desculpa e sempre que possível buscar estudos técnicos que permitam nos aperfeiçoar naquele dom no qual Ele nos doou. Se seu dom for o teatro, estou aqui para cooperar.
E, como cooperadores da Verdade, devemos buscar o conhecimento daquele artifício que mantenha vivo no público, o maior tempo possível, o interesse, para que o Espírito Santo possa exercitar o seu serviço nos corações ali presentes.
A fórmula do sucesso é: amor, oração e, persistência.
“O homem somente será um verdadeiro artista e um verdadeiro educador, na medida em que propicia aos outros a capacidade de descobrir a sua capacidade de criar.” Gostaria de lembrar quem é o dono dessa frase.
Como introdução fico por aqui.
Meu email: natan.paraguai@gmail.com.
Não sei se percebeu que as vezes falo somente teatro. Como trabalhei durante alguns anos com teatro, muitas das vezes prefiro não diferenciar um do outro. Se você curte teatro de uma lida no artigo sobre o teatro na bíblia.
Até a próxima semana.
Natan Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário