Bem Vindo

Somos missionários da Igreja Cristã de Nova Vida

Todos os textos e materiais disponibilizados aqui são de livre reprodução sem prévio aviso desde que não usado de forma comercial

Desejando colaborar utilize PIX 21 97242-8902 ou Banco Bradesco - Conta 2264-0 Agência 0876-1 Favorecido: Natanael Dias

Contato use o email: natan.paraguai@gmail.com



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quilombolas – O que eles comem?

Em se tratando dos quilombos serem em geral comunidades rurais. E em se tratando de Brasil, sabemos que nessa terra, o que se planta dá, ou quase sempre o que se planta dá. 

O nordeste goiano tem uma vegetação natural de cerrado. A área em si é rica no aspecto mineral, contudo para a plantação o solo é bastante pedregoso. Como diria o kalunga trabalhoso. Temos em geral a cultura do milho e da mandioca. Que praticamente a cada ano é cultivado em um lugar devido à pobreza do solo. Para limpar a terra em geral é usado a queimada. 

Meninas Pilando arrozAlém dessa cultura de sobrevivência, tecnicamente se diz subsistência. Temos aqueles que mantêm a caçada como principal meio de buscar alimento. E há de ser a caça o principal meio de subsistência, pois o período da estiagem é grande, e daí a necessidade da caça. E se tratando de caça, come-se de tudo. Camaleão, tiú, que é uma espécie de lagarto, capivara, tatu, jacaré, servos, ema, o que vier é bem vindo. A farofa de camaleão é uma delicia.

Gado mortoEles também criam umas cabecinhas de gado e raramente vemos suínos. As cabras são detestadas. Quando se trata de matar um gado, em geral é boi nelore, que temos aqui, se avisa a toda à vizinhança para que cada um possa fazer sua encomenda de um tasco de carne. Não é coisa comum se matar um boi por aqui. A única questão para nós forasteiros é não estarmos perto quando isso acontecer. Pois assim que matam o boi, como na foto acima, eles ferventam o fígado e ali mesmo o consomem. Como já havia encomendado minha lasca de carne, tirei a foto, e continuei minhas visitas. Abri mão do fígado. 

Peixe - CotendaHá aqueles exímios pescadores que moram próximo ao Paranã. Rio que corta todo o quilombo e nos leva até o estado de Tocantins. Sobre os peixes do Paranã, sei dizer que todos que passam pelo tempero de Idalina, no vão da contenda, são deliciosos.

Natan Dias



Desejando colaborar utilize o Banco Bradesco - Conta 2264-0 Agência 0876-1 Fav. Natanael Dias